Castelo: residência fortificada do rei ou de um senhor feudal e dos membros de sua corte, construção comum em toda a Idade Média. Durante esse período, a Europa se encontrava em constante estado de guerra, o que tornou necessária uma construção capaz de resistir aos ataques e assédios. Além de servir de refúgio para o rei ou o senhor e sua corte, os castelos também desempenhavam outras funções, como prisão, guarda de riquezas, arsenais de munição e armas de guerra e mesmo centros de administração local.
Este esquema apresenta algumas das partes principais de um castelo medieval. A parte que mais se destaca é a torre da homenagem, uma fortificação que servia como último bastião de defesa. A maioria dos castelos eram cercados por um fosso, que só podia ser atravessado através de uma ponte levadiça.
Castelo Bodiam:
O castelo Bodiam construído, em Sussex, Inglaterra, durante o século XIV, foi um dos primeiros a aliar necessidades de defesa e conforto para seus moradores. O fosso e as altas muralhas garantiam a segurança mas havia, também, alojamentos cuidadosamente planejados no seu interior, inclusive um átrio e uma capela. O castelo foi parcialmente destruído no século XVII, durante a Guerra Civil inglesa, mas passou por uma restauração no início do século XX e foi doado à nação pelo Lord Curzon, um estadista inglês.
Link: http://www.historiadomundo.com.br/