“Num buraco no chão vivia um hobbit (…) A toca tinha uma porta perfeitamente redonda como uma portinhola, pintada de verde, com uma maçaneta de latão bem no centro”, descreve J.R.R. Tolkien, no romance O Hobbit, publicado em 1937.
Quem é fã da saga Senhor dos Anéis já conhece os personagens de pés peludos que vivem em perfeita harmonia com a natureza. Inspirado neles, o arquiteto britânico, Simon Dale, construirá uma vila em Muskoe, no arquipélago de Estocolmo.
O local parece perfeito porque, além da paisagem natural, já foi uma base naval, então oferece boa estrutura como armazém, restaurante, farmácia e transporte público.
A “comunidade dos hobbits modernos” reunirá 30 casas – a primeira deve ficar pronta em meados de 2014 –, mas o projeto contempla 350 casas ambientalmente sustentáveis. A principal característica das construções é a eficiência energética – o aquecimento virá da energia solar, por exemplo. Além disso, os materiais empregados na construção – como madeira, pedras, areia, argila e grama – serão extraídos da própria região.
A ideia de Simon tem a ver com sua formação e estilo de vida. Ele e sua família são praticantes da bioconstrução e vivem na primeira ecovila de baixo impacto, em Lammas, Gales ocidental. Muito animado com o projeto, o arquiteto acredita que a cidade aproximará as pessoas da natureza, de forma que fiquem mais sensibilizadas com o tema ambiental. E poderá servir de inspiração para outras que não vivam na comunidade.
A grande diferença deste projeto – que ainda aguarda liberação burocrática – em relação a outros que também relacionam qualidade de vida e sustentabilidade ambiental é que, enquanto a maioria tenta maximizar a eficiência no consumo de recursos, Simon procura minimizar o consumo de recursos.
A seguir, estão mais fotos do interior das casas, mas conheça mais sobre o projeto no site do arquiteto.
Fonte: www.super.abril.com.br/