As cores da Idade Média

Pela primeira vez, Biblioteca Britânica expõe 150 iluminuras de seu acervo. Obras foram produzidas entre os séculos IX e XVI

Representação de um casamento
 real inglês que faz parte da mostra
A iluminura foi a principal técnica utilizada para ilustrar manuscritos na Idade Média. Esse grafismo, executado tanto na decoração das letras capitulares como em pinturas em miniaturas, revela a face mais colorida da “Idade das Trevas”. Pela primeira vez, a Biblioteca Britânica, que reúne uma das principais coleções de manuscritos medievais do mundo, expõe 150 deles. São obras raríssimas, reunidas por reis e rainhas ingleses entre os séculos IX e XVI. 

Segundo o curador Scot McKendrick, enquanto parte do legado da monarquia britânica é bem conhecida do público, como o castelo de Windsor e a abadia de Westminster, os manuscritos reais permaneceram quase escondidos. “O fato de estarem menos acessíveis fez, por outro lado, que permanecessem extremamente bem preservados”, diz. “O ouro usado nas páginas continua hoje com o mesmo brilho de séculos atrás”. 

A exposição vem acompanhada não apenas pelo tradicional catálogo (448 páginas) como também por um aplicativo para dispositivos móveis (tablets e smartphones), com 58 manuscritos da exposição, acompanhados de textos interpretativos, além de 500 imagens em alta resolução de exemplos de pintura medieval e vídeos com especialistas e curadores.

Autor: Graziella Beting
Fonte: www.uol.com.br