É neste contexto que a autarquia de Vila Real de Santo António dá a conhecer uma partitura, que serve de capa ao Livro de Termos de Vereação e Acórdãos Camarários da Câmara de Cacela, datado de 1654-1664, e depositado no Arquivo Municipal de VRSA.
A partitura está redigida em latim e apresenta uma composição monofónica, a uma voz, que nos remete para o cantochão litúrgico característico da Idade Média, produzido, provavelmente, entre a segunda metade do séc. XIII e a primeira metade do séc. XIV.
A capa do Livro de Termos de Vereação e Acórdãos Camarários da Câmara de Cacela, corresponde ao que provavelmente terá sido a página de um códice.
Trata-se de um suporte em pele escrita de ambos os lados, e que é representativo do processo de desintegração e reutilização dos livros que se verificou a partir do séc. XVI, culminando no desaparecimento de muitas Bibliotecas medievais.
Os livros reutilizados com mais frequência foram os códices litúrgicos de música e os corais musicados, devido ao facto de terem caído em desuso em função da alteração da tendência musical.
As grandes dimensões destes livros permitem a sua utilização para outros fins, e muitos deles surgem-nos como capas de outros documentos, que se designam habitualmente por fragmentos.
O documento que aqui se dá a conhecer pode ser consultado no Arquivo Municipal de Vila Real de Santo António – Doc. 344. Este documento estará exposto ao público no próximo dia 1 de Outubro durante a Aula Aberta no âmbito das comemorações que este artigo pretende assinalar – A Música no Século de Arenilha.
Autor: Ademar Dias
Fonte: http://www.algarvenoticias.com/