Passeio pela Escócia remete à época medieval

O caminho de Edimburgo às terras altas da
Escócia é um passeio imperdível
uma rota com castelos e lagos.
Palco de muitas lutas, a Escócia revela essa história de conflitos em muitos pontos do país e da sua capital, Edimburgo, que ainda preserva aspectos da época medieval. Os escoceses têm orgulho da força de sua história, da cultura e tradições. Castelos, colinas, lagos, construções em pedra e destilarias marcam os atrativos deste país que compõe o Reino Unido e em que o frio é uma das características.

Entre colinas, Edimburgo também é conhecida como a cidade dos festivais. "A Escócia tem a magia dos clãs que viviam nas terras altas e da produção de uísque. Edimburgo reflete até hoje as lutas com os ingleses. O roteiro ideal para pessoas que desejam passear por cenários carregados de história", comenta o guia internacional Fábio César. As antigas construções em pedra cinza dão ares góticos à capital em que, apesar de ser uma cidade grande, é possível conhecer as atrações turísticas andando pela região central.

Produção de uísque.

Segundo César, a Milha Real (1,609 quilômetro de extensão), caminho que a realeza fazia, é o ponto de partida para conhecer Edimburgo. A avenida que liga o Castelo da cidade ao Palácio de Holyroodhouse é repleta de lojas de lembranças, de cashmeres e lã e dos tradicionais saiotes escoceses - o Kilt. Com 25 euros (o equivalente a cerca de R$ 60) é possível tirar uma foto com o traje típico. As cores e padronagens do tecido xadrez, o "Tartan", revelam a ascendência familiar.

As construções antigas em pedra caracterizam
o cenário urbano em Edimburgo
Situado no topo de uma colina de um vulcão extinto, o Castelo de Edimburgo se destaca na paisagem e é visto de todos os lugares da cidade. Ele guarda um rico acervo, como as joias da coroa, o museu do exército, o memorial de guerra e o cemitério dos cães.

O Palácio de Holyroodhouse é a residência oficial da família real inglesa durante as férias de verão e suas dependências traduzem de forma genuína os hábitos da realeza. Como ainda abriga a rainha Elizabeth e mantém suas atividades oficiais, em alguns período só se pode conhecer o exterior.

A Galeria Nacional é um passeio interessante pelo rico acervo de arte europeia e escocesa. No Royal Museum se conhece a cultura, a formação das terras da Escócia e os costumes do povo. Nele está empalhada a ovelha "Dolly", primeiro animal do mundo a ser clonado.

O mirante de Calton Hill permite uma vista panorâmica de 360 graus de Edimburgo. Sua "Acrópole Ateniense", uma réplica do Parthenon de Atenas, construída para homenagear os soldados escoceses mortos nas batalhas Napoleônicas, nunca foi concluída. Mas a colina ainda oferece ao turista uma visita ao Observatório da Cidade, de 1818, onde se pode contemplar as estrelas.

O guia internacional ressalta que casaco e guarda-chuva compõem o "kit turista" essencial para visitar a Escócia. "O dia intercala momentos de sol e chuva durante o ano inteiro", explica Fábio César.





Fonte: http://www.jornalacidade.com.br