Banheiro medieval é desenterrado na Dinamarca.

Pode não ser o mais glamouroso dos achados arqueológicos, mas a descoberta de um banheiro fedorento de 700 anos de idade animou especialistas na Dinamarca. O achado foi feito em uma escavação arqueológica na Praça Vilhelm Werners, em Odense, na ilha de Funen.
Excrementos humanos descritos como estando em “excelente estado” foram encontrados no local do século 14, que apresenta uma série de latrinas feitas de barris. Por incrível que pareça, as fezes medievais dentro delas ainda cheira mal, mesmo após tantos séculos. Acredita-se que o excremento possa dar aos cientistas uma ideia melhor do que as pessoas comiam na Dinamarca na época.

A descoberta é especialmente útil para os especialistas saberem se os barris foram utilizados para uma finalidade diferente antes de serem transformados em vasos sanitários. Marcações nos barris de madeira incluem os detalhes do proprietário e revelam que alguns deles foram utilizados para o transporte de mercadorias, bem como para armazenar peixes.

Ainda não se sabe se as instalações sanitárias eram ligadas a uma casa ou atuavam como um banheiro público. Os trabalhos no sítio continuam, e agora é a maior escavação em uma área urbana na história dinamarquesa. Odense é a terceira maior cidade do país. 

Fonte: www.misteriosdomundo.com/