Instrumentos medievais de tortura estão em exposição no Portão Cultural

Mais de 50 peças originais, restaurações e réplicas de objetos e máquinas de tortura estão em exibição no MuMa (Museu Municipal de Arte), no Portão Cultural. A exposição intitulada "Instrumentos Medievais de Tortura, Período da Inquisição" fica aberta à visitação de terça a domingo, das 10h às 19h, até o dia 6 de outubro.

Trazida da Itália por um grupo de colecionadores europeus, a mostra reúne instrumentos que foram utilizados do século XIII ao XVII para torturar, humilhar e obter confissões daqueles que eram considerados hereges pela Santa Inquisição.

Aparelhos como "quebra-joelhos", mesa de estiramento, cadeira inquisitória e "máscara da vergonha" são algumas das peças que podem ser vistas na exposição.

Também fazem parte da exibição informações sobre personagens famosos da história, perseguidos por suas convicções científicas e religiosas, como Joana d'Arc, acusada de bruxa e queimada em praça pública em 1431 na França, Nicolau Copérnico e Galileu Galilei, censurados por sustentar a teoria heliocêntrica, que coloca o Sol como centro do sistema solar.

A mostra, reconhecida pelo Ministério Cultural de Patrimônio Italiano, já passou por mais de 10 países, envolvendo a visitação de cerca de um milhão de pessoas. A proposta da exposição é difundir a memória histórica acerca da extensão da crueldade que existiu nesse período, conscientizando o público contra a tortura e a favor da liberdade de pensamento.